About | Maria Fernanda & Python Lover & PyLady & Data Engineer

Maria Fernanda

Sobre mim

Venho de uma família repleta de "Homens de T.I.", mas nunca me interessei muito na área, até que em 2014/2015 eu comecei a ler só ficção científico e um sonho de desenvolver robôs e ajudar na construção do futuro começou a rodear minha cabeça... e no fim do ensino médio me inscrevi no curso de Ciência da Computação e passei!

Na época eu não sabia muito bem o que era Ciência da Computação e se isso iria realmente me ajudar no meu sonho. Mas hoje eu sei que escolhi muito bem, e com orgulho eu falo faço Ciência da Computação na UFRPE. E aquele meu sonho de ajudar na construção de um futuro tecnológico, e acima de tudo igualitário, continua de pé.

Nessa minha jornada de tentar entender o que é um robô e como eu poderia fazer um, no fim de 2016 comecei a estudar sobre processamento de imagem e no ano seguinte fui apadrinhada por um professor (obrigada Filipe Rolim). E assim começou minha história de amor com o processamento de imagem + cromossomos + inteligência artificial + visão computacional. Foi uma história longa e cheia de aprendizado, foi durante esse período que pude aprender mais sobre o Python e OpenCV, sobre como é realizar pesquisa no Brasil e no Nordeste, sobre como aprender sozinha e como se organizar (é difícil viu hehe).

Infelizmente tive que ir me afastando aos poucos da área de pesquisa, e assim em 2019 comecei a trabalhar como desenvolvedora de software com enfase em scraping e desde abril de 2020 trabalho como Engenheira de Dados na Oncase.

Também foi durante o ano de 2019 que pude ir pela primeira vez para uma Python Nordeste e Python Brasil, além de ter começado a ajudar mais ativamente a comunidade, palestrando e ajudando na organização. Hoje sou uma das organizadoras do WIDS Recife e auxilio (vez ou outra) na organização do PUG-PE.