Utilizando os pandas para entender os casos de violência contra a mulher na cidade do Recife. Versão 1. | Maria Fernanda Souza

Maria Fernanda

Utilizando os pandas para entender os casos de violência contra a mulher na cidade do Recife. Versão 1.

Tempo de leitura ~1 minuto palestra  pandas  violência-contra-mulher  python 

Página do evento

Python Nordeste 2019

Resumo

Na Era da Informação, onde os dados podem ser obtidos mais facilmente, possuir o conhecimento sobre as ferramentas que auxiliem você a alcançar esses dados e fazer boas perguntas faz com que o cidadão tenha cada vez mais poder político e transformador sobre a sociedade.
No meio jurídico, por exemplo, processos podem ser consultados de forma pública por meio dos sites e APIs fornecidas pelos tribunais de justiça. Dispondo desses recursos, e sabendo sobre a importância da lei Maria da Penha, realizou-se a extração dos processos de violência contra a mulher ocorridos na cidade do Recife nos últimos 12 anos, que atualmente podem ser consultados através do sistema do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Com esses processos em mãos, analisou-se seu conteúdo com o intuito de responder algumas perguntas, como “Quantos processo são abertos por ano?”, “Existem punições aos agressores?”, “Quantos processos são encerrados por ano?” e etc.

Apresentação

Slide